terça-feira, 27 de setembro de 2011

Frank Frazetta (1928-2010), o famoso ilustrador de Conan e Tarzan

Frank Frazetta - nascido em 09 de fevereiro de 1928 - foi um artista americano de ilustrações de fantasia e ficção científica, conhecido por trabalhar em histórias em quadrinhos, capas de livro de bolso, pinturas, cartazes, produzir capas de LP's e entre outros.
Em 1944, aos 16 anos, Frank Frazetta  publicou as suas primeiras histórias. Tempos depois, começava a colaborar com as grandes editoras como a EC Comics e National Comics . Trabalhou também com Dan Barry, em "Flash Gordon". Foi, ainda, assistente de Al Capp (escritor Alfred Gerald Chapplin), autor da série "Ferdinando".

 Premiado cartunista e pintor, ilustrou centenas de livros e posters, e inspirou muitos outros artistas como Boris Vallejo no estilo "Fantasy Art" tornando-se também um artista referência no mundo das histórias em  quadradinhos.

Com ilustrações conhecidas pelo traço realista e o ar sombrio, uma das suas ilustrações mais famosas foi a imagem de Conan , o bárbaro criado pelo escritor Robert E.Howard. Outra imagem também muito famosa foi a de Tarzan .

As suas ilustrações apareceram também em capas de livros e álbuns de bandas de hard rock como "Expect no Mercy", dos Nazareth, e o disco de estreia homónimo dos Wolfmother .

Frazetta chegou a vender alguns de seus originais em leilões. Em 2009, "Conan, o conquistador" foi adquirida por um coleccionador por um milhão de dólares.


Em 2003, foi tema do documentário "Franz Frazetta: Painting With Faire".
Veja o trailer :


Este grande artista morreu em 2010 de Acidente Vascular Cerebral,  em Fort Myers, Florida - EUA.
auto-retrato
Veja abaixo algumas ilustrações deste gênio!





bebí dessa fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário