segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Carros Básicos Americanos são vendidos como Luxo no Brasil

Em artigo na versão on-line, um autor da revista americana Forbes, especializada em finanças e muito conhecida por compilar listas das maiores fortunas do mundo, criticou os preços abusivos pagos por brasileiros por carros considerados de "luxo" no país. Como exemplo, a publicação cita o valor de Jeep Grand Cherokee, que custa R$ 179 mil (US$ 89,5 mil) no país. Nos Estados Unidos, o mesmo carro sai por cerca de US$ 28 mil.

Jeep Grand Cherokee 2012

"Alguém pode pensar que pagar US$ 80 mil em um Jeep Grand Cherokee significa que ele vem com asas e grades folheadas a ouro. Mas no Brasil é a versão básica", afirma Kenneth Rapoza, autor do artigo e responsável por cobrir os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) para a Forbes. Ele ressalta que o preço nos EUA é quase metade do salário médio anual de um americano, mas o preço praticado no Brasil está muito aquém dos ganhos de um brasileiro médio.

O jornalista aponta os culpados de sempre pelos preços inflados: impostos sobre importados e outras taxas aplicáveis a produtos industriais. "Com os R$ 179 mil que paga por um único Grand Cherokee, um brasileiro poderia comprar três, se vivesse em Miami", escreve Rapoza.
Dodge Durango 2012

O artigo ainda cita o novo Dodge Durango, que deve ser apresentado pela Chrysler no salão do automóvel de São Paulo em outubro, e que custará ainda mais que o Grand Cherokee: cerca de R$ 190 mil (US$ 95 mil), segundo a publicação. Nos EUA, o mesmo carro custa US$ 28,5 mil e até um "professor de escola pública do Bronx" pode comprar um com dois anos de uso.

Honda Cíviv 2012
"Desculpem, 'Brazukas' (sic)... não há status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não sejam enganados pelo preço. Vocês estão definitivamente sendo roubados", avisa Rapoza.

Toyota Corolla 2012
 Bebí dessa fonte: Yahoo Finanças

7 comentários:

  1. Fazer o que se o governo português em 1500 só mandou ladrão e prostitutas para o novo mundo

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que as multinacionais não vem para o Brasil se não for para ganhar 20 ou 30% de lucro! Os impostos são autos aqui mas também são autos nos EUA. O governo abaixa o IPI mas o lucro ninguém quer baixar. Não precisa ir longe, os mesmos carros são mais baratos no Chile ou na Argentina, e olha que não existe nenhuma unica montadora no Chile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é complicado, realmente estamos de mãos atadas, única salvação é o governo impor medidas ou se nós deixarmos de comprar carro zero

      Excluir
    2. Errado Fhilippe, os únicos que podem mudar essa situação somos nós consumidores. Basta pararmos de comprar carros zero km durante um ano. O problema é que os brasileiros são uns bundões que não sabem barganhar nem exigir seus direitos. Por isso são feitos de trouxas.

      Excluir
  3. Quem compraria um carro nacional se os preços dos importados fossem isentos?
    E nossas industrias, empregos? sem falar na cultura dos brasileiros que preferem ter um carro que uma casa!!!

    ResponderExcluir
  4. Cada povo tem o governo que merece. Brasil, um pais de bundoes!!!

    ResponderExcluir